1% para a educação

© UNICEF/BRZ/ Raoni Liborio - O UNICEF não endossa marca, produto ou serviço.

Um movimento pelo direito à educação

Nascemos do propósito de gerar impactos positivos à sociedade. Por isso, apostamos na educação para superar desigualdades sociais de forma sustentável. Desde sempre, parte dos nossos lucros são destinados a projetos que atuam pelo ensino escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Agora, vamos dar um grande passo para apoiar o que tanto acreditamos: 1% de todas as nossas vendas será repassado aos projetos de educação do UNICEF.

75 anos reduzindo desigualdades.

Estar ao lado do UNICEF em projetos pela educação é, mais do que nunca, ampliar nossos esforços para ver o país que queremos se tornar cada vez mais real. O UNICEF, criado pela ONU em 1946 - e presente no Brasil desde 1950 - é, sem dúvida, a parceria que precisávamos para levar nossa contribuição ainda mais longe. Atualmente, o UNICEF atua em quase 2.000 municípios da Amazônia Legal e do Semiárido e em 17 capitais brasileiras - e trabalha para ir cada vez mais longe para defender os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, seja por causa da miséria ou violência.

© UNICEF/BRZ/ Raoni Liborio - O UNICEF não endossa marca, produto ou serviço.

Alguns resultados da atuação do UNICEF
em projetos educacionais:

mais de

3.000
municípios

já implantaram a Busca Ativa Escolar.

mais de

80.000
alunos

tiveram seu direito à educação garantido desde 2019.

mais de

91.000
alunos

com ou sem deficiência participam de aulas inclusivas de Ed. Física.

mais de

19.000
estudantes

beneficiados por projetos premiados de educação integral.

As iniciativas do UNICEF que serão beneficiadas com a parceria:

Engajar mais municípios na Busca Ativa Escolar.

A Busca Ativa Escolar apoia municípios e estados na identificação de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandono escolar. Ao entender as causas da exclusão escolar, os serviços da rede de proteção são acionados para (re)matricular e acompanhar a permanência na escola. Já são mais de 2.600 municípios participantes* e mais de 87.000 estudantes já (re)matriculados na escola com este apoio. *dados de agosto de 2021.

Contribuir para a promoção de trajetórias de sucesso escolar.

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar oferece um conjunto de recomendações para que escolas e redes educacionais promovam ações voltadas para a aprendizagem dos estudantes que encontram-se em atraso escolar. A estratégia prevê a construção de uma proposta curricular desenvolvida colaborativamente entre professores, estudantes e famílias para que a escola produza sentido para a sua vida, seu desenvolvimento e seu sucesso.

Ampliar o uso de tecnologias em salas de aula.

Para garantir a aprendizagem de crianças e adolescentes, é fundamental ampliar o acesso à tecnologia. Aumentar a participação de crianças e adolescentes no desenvolvimento de propostas de uso de inovação técnica nas escolas é fundamental para que esse objetivo seja alcançado.

Contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS são um plano global da Agenda Pós-2015, assumido pelos 193 Estados membros da ONU, incluindo o Brasil. O objetivo é eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. A inclusão dos ODS nos currículos escolares contribuem para o engajamento dos alunos em ações que buscam transformar as relações entre si e com todo o planeta.

© UNICEF/BRZ/ Raoni Liborio - O UNICEF não endossa marca, produto ou serviço.

1% para a educação.
100% para uma sociedade mais justa.

Quando a escola consegue cumprir seu papel, toda a sociedade é beneficiada. Somente com a educação de base é possível construir um futuro mais igualitário. A educação é a chave que soluciona na raiz os problemas estruturais tão comuns em nosso país, como a miséria e a violência - e ainda gera mais valor para a economia: a cada R$ 1 investido pelo governo em educação, representa o aumento de R$ 1,85 para o PIB.* Cada real aplicado em educação tem retorno dez vezes maior.**

Acreditar na educação é, também, investir no futuro do próprio país. O índice de educação está diretamente conectado com o desenvolvimento da nação. Basta ver o desenvolvimento de países com os maiores índices de escolaridade.

Cerca de

35 milhões
de crianças

e adolescentes estão fora da escola atualmente.***

Em 2018,

6,4 milhões
de estudantes

de escolas públicas tinham dois anos ou mais de atraso escolar.***

Até

½ salário mínimo

essa é a renda familiar per capita de 6 entre 10 crianças fora da escola.***

mais de

70% dos que estão fora da escola

são crianças e adolescentes pretas(os), pardas(os) e indígenas.***

*De acordo com o Ipea, 2021. ** De acordo com estudos internacionais. ***Estudo do UNICEF/abril 2021 – “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação.”

Você também pode doar diretamente para o UNICEF.

Clique e faça sua doação

© UNICEF/BRZ/ Raoni Liborio - O UNICEF não endossa marca, produto ou serviço.

Conheça nossos demais projetos:

Máscara para todos

Com a escassez de EPIs no início da pandemia do coronavírus, destinamos os nossos esforços para entregar máscaras produzidas pelas nossas costureiras. A cada básico que vendíamos, 5 máscaras eram doadas a quem precisa. Milhares de máscaras foram doadas e nossas costureiras foram remuneradas e protegidas.

SOS Pantanal

Na contramão da black friday convencional - uma prática realizada pelo comércio com a finalidade de queimar o estoque e estimular o consumo desenfreado - nós não baixamos os nossos preços. Optamos por repassar todo o lucro do dia 27/011/2020 para a SOS Pantanal, uma organização que trabalha pela preservação e recuperação do bioma.

Casa 1

No Dia do Orgulho LGBTQIA+, nós repassamos todo o lucro da venda de Camisetas Essenciais - o nosso produto mais vendido - para a Casa 1. A organização acolhe pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade e ainda oferece suporte para que os acolhidos encontrem trabalho e voltem aos estudos. .

Obra do Berço - Projeto Oriba Virtual

CA Instituição Obra do Berço, localizada na periferia da Zona Sul de São Paulo, trabalha pela educação há mais de 80 anos. Em meio à pandemia e com a dificuldade de acesso das famílias da região à internet, nós construímos a Sala Oriba, um espaço de informática que pode ser usado pela comunidade. Além disso, há uma série de projetos de ensino da Cultura Maker. Saiba mais acessando aqui. (hiperlink entrevista blog)

A cada básico vendido, 1% vai para a educação.

Escolha o seu

© UNICEF/BRZ/ Raoni Liborio - O UNICEF não endossa marca, produto ou serviço.