Jornal Catarse — sustentabilidade RSS



VELA madeinsãopaulo: inspirada pelo melhor da cidade.

Fernanda Torres, fundadora da VELA, conversa com a gente sobre os propósitos e desafios que estão presentes no dia a dia da marca. Em São Paulo, muita gente já conhece a marca registrada da VELA: vidros de cor âmbar em formatos únicos e cheios de elegância, sempre acompanhado de um rótulo cujo logotipo traz a lembrança da bandeira paulista. Por dentro, sempre um aroma agradável e natural, que nos levam a alguma lembrança boa, ou mesmo, nos remetem à necessidade de sair um pouco do caos da rotina da cidade e viver um momento de tranquilidade e aconchego dentro de casa.  Para saber mais sobre quem e o que está por trás da chama viva da marca, conversamos com a...

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Quem (e o quê) está por trás da peça que você veste?

Pensar no trajeto percorrido de algo que consumimos nem sempre é fácil. Não fomos incentivados a pensar antes de comprar, nem tampouco a pensar em uma cadeia de produção que pode envolver meio ambiente, pessoas, costumes e consciência. Você consegue dizer sobre o tecido que toca sua pele? Consegue imaginar quais são as condições das pessoas que fizeram parte da cadeia que o produziu? Qual impacto e significado ele pode representar? Por que você está comprando essa roupa? Parte do caminho para a consciência se remete à busca do conhecimento, o que se aplica aos consumidores, quando buscam saber mais sobre o que consomem e, certamente, às marcas, buscando um meio de produção que não repita um sistema tóxico. É...

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Sustentabilidade: você pensa nela ao comprar suas roupas?

O assunto do texto é muito mais que uma tendência. Por mais que já existam algumas regulamentações que exigem que corporações e governos estejam atentos aos danos ao planeta e seus recursos naturais, sabemos que a humanidade está extremamente distante de uma consciência coletiva realmente eficaz para preservar o que ainda resta.  Mesmo que essa introdução soe bastante pessimista, há muita gente preocupada em fazer, pelo menos, a sua parte. Cuidar melhor do lixo de casa e escolher produtos que gerem menos resíduos é um bom começo. Há também algumas iniciativas partindo das indústrias, que estão em busca de implementar soluções limpas e, assim, emitir menos CO2 ou, até mesmo, não produzir nenhum gás nocivo à atmosfera em sua linha...

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