Quem (e o quê)  está por trás da peça que você veste?

Quem (e o quê) está por trás da peça que você veste?

Pensar no trajeto percorrido de algo que consumimos nem sempre é fácil. Não fomos incentivados a pensar antes de comprar, nem tampouco a pensar em uma cadeia de produção que pode envolver meio ambiente, pessoas, costumes e consciência. Você consegue dizer sobre o tecido que toca sua pele? Consegue imaginar quais são as condições das pessoas que fizeram parte da cadeia que o produziu? Qual impacto e significado ele pode representar? Por que você está comprando essa roupa?

Parte do caminho para a consciência se remete à busca do conhecimento, o que se aplica aos consumidores, quando buscam saber mais sobre o que consomem e, certamente, às marcas, buscando um meio de produção que não repita um sistema tóxico. É necessário compreender que andamos juntos e entender este ponto já é um começo. O desastre do Rana Plazza, em 2013, foi um exemplo de uma cadeia viciada em produzir grandes quantidades com menor tempo e custo, atendendo pedidos vindos geralmente de fast fashions, causando a morte de 1134 pessoas com o desabamento de um prédio em Bangladesh. Isso foi somente um dos exemplos das críticas condições de trabalhadores que se veem obrigados a cumprir prazos praticamente impossíveis para receber seus salários e sobreviver. 

Além de péssimas condições de trabalho, uma peça pode vir também de um processo de plantio de fibra e tecelagem não sustentável ao meio ambiente, trazendo mais um ponto agravante a todo o sistema de produção. Se uma marca busca a qualquer custo produzir e insistir em um sistema não seguro e benéfico, além de incentivar um consumo rápido de peças sem qualidade, não é possível dizer que a consciência faz parte de sua maneira de existir como negócio. É necessário mudar.

Marcas de moda não são somente um reflexo de um desejo ou necessidade da sociedade, mas sim, um paralelo de oferecimento de caminhos e trocas com objetivo de melhorar a forma que pensamos e vivemos. A Oriba busca ser a ponte dessa conexão.


Tecidos e Produção Certificada

Buscamos trabalhar com tecidos nobres, de extrema qualidade, sustentáveis e que venham de empresas que trabalham com certificados. Elas se responsabilizam para que existam processos de vistoria e regulamentação, assegurando que não há danos ao meio ambiente e pessoas. 

Parte das certificações de empresas que trabalhamos:

ABVETEX -  Associação Brasileira de Varejo Têxtil - é um processo de controle de fornecedores e subcontratados que cumprem seus aspectos relacionados a sustentabilidade no setor de responsabilidade social, ambiental e econômico. 

BCI - A Better Cotton Initiative é a maior organização sem fins lucrativos de programação de sustentabilidade para algodão do mundo. Tem como objetivo reduzir o impacto da produção de algodão além de melhorar o sistema econômico.

OEKO TEX - Standard 100 by OEKO-TEX® é o selo de garantia de que nenhuma substância nociva foi usada para a produção do produto. 

GOTS - Global Organic Textile Standard é um padrão de processamento para têxteis feitos de algodão orgânico, definindo critérios ambientais e sociais.

GRS - Global Recycled Standard rastreia o material reciclado até o produto final e garante práticas responsáveis socioambientais e uso químicos de produção

Condições justas de trabalho

Além de obterem certificações, visitamos todas nossas fábricas antes e durante nossa produção. Também nos é enviado um documento com regulamentação de forma de trabalho, quantidade de funcionários, horas trabalhadas e salário recebido. Isso, junto ao contato humanizado, nos garante um controle de condições justas aos trabalhadores, criando um ambiente saudável e transparente para todos. 

Atendimento Humanizado

Não queremos te vender uma peça que você não quer. Preferimos aconselhar você sobre quais dos nossos produtos atendem suas necessidades e porque eles podem agregar à sua vida. Você não precisa de mais uma peça no seu guarda-roupas que não vá usar, mas sim, de peças de qualidade para vestir mais e comprar menos. Acreditamos na troca de informações e experiências para que, juntos, seguirmos conscientes. 

Básicos de Qualidade

Oferecemos um produto de qualidade que passa por um processo de produção transparente e sustentável. Pensamos em todos os detalhes para otimizar a vida útil da peça, para que não se torne uma roupa de pouco uso. Queremos seguir com você oferecendo conforto, qualidade e preço justo.

 

Por Fernanda Lopes - Desenvolvimento de Produtos

1 comentário

Fiquei muito satisfeito ao ler o texto e tendo a crer em sua proposta, parabenizo e todos e estarei vibrando para que está empresa seja um exemplo as demais.

Agnaldo Pedroni

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.