Entrevistamos Lívia Ribeiro, a alma da LOUIE.



 

“A moda é uma ferramenta poderosa em muitos sentidos, e deve estar a serviço das pessoas e do bem estar delas - e não o contrário.”.

 
Para construir a LOUIE, a Lívia resgatou suas próprias raízes sem abrir mão da inspiração do que há de melhor na moda masculina contemporânea. Publicitária de formação, Lívia Ribeiro acompanhou a fábrica de sapatos do avô durante toda sua infância, num dos maiores polos de produção de calçados do país, a cidade de Franca, lugar conhecido como "terra do sapato masculino". Lívia define a empresa como uma marca de elegância e afirma que seus calçados e sua comunicação possuem identidade: "tem cara de LOUIE", ela diz. Um dos nossos pilares é a transparência, que se traduz em uma cadeia de produção que torna tudo mais justo, desde a forma como trabalham até o preço para quem escolhe calçar um de seus sapatos. É por isso que a convidamos para uma entrevista, que começa agora: 
Lívia, para começar, qual é a sua formação? 
Sou formada em Propaganda e Marketing pela Universidade Mackenzie e também passei por uma especialização em Gestão Empresarial na ESPM. Além disso, também busquei algumas especializações em Londres: master em Londres/UK em comunicação e Luxury Of Brand na LCC - London College of Communication e Saint Martins, London.
 
A sua família influenciou a sua jornada com a LOUIE? Como foi esse processo? 
100%. Toda minha família é fabricante de sapatos. Meu avô materno foi um dos primeiros fabricantes de calçados em Franca - muito empreendedor. Minha mãe é advogada por formação, mas desde sempre trabalhou com meu avô nas fábricas de sapato. Cresci no universo do "chão de fábrica". Ficava muito na fábrica com meu avô. A fábrica da minha mãe era em frente a minha casa, do outro lado da rua (literalmente!). Minha infância foi ouvindo os barulhos e cheiros da fábrica. Estava sempre lá! Acredito que com isso, foi desenvolvendo o gosto pela moda masculina, e claro, por influência de Franca que é a "terra do calçado masculino". Quando voltei de Londres, depois de três anos, despertou essa vontade pela moda masculina e enxerguei uma oportunidade no Brasil. Vi uma carência de calçados masculinos de boa qualidade, preço justo e design. Criei a LOUIE.
 
Vamos falar agora de objetivos: quais você já conquistou e quais deseja conquistar? 
O meu maior orgulho e prazer é ver LOUIE andando pelas ruas, nos pés das pessoas. Nos tornamos uma marca de confiança, reconhecida no mercado. Uma marca em que as pessoas depositam muita expectativa. Meu maior objetivo alcançado foi fazer que nos tornássemos referência em sapatos masculino - know-how em calçados. Vendemos um lifestyle. Conseguimos também (com essa autoridade em calçados masculinos!) ensinar aos homens sobre os modelos, a valorizar um bom sapato, escolher o modelo ideal para o seu tipo de pé. Ninguém sabia o que era um oxford, um derby, monk strap - suas diferenças!
Agora, o nosso objetivo é expandir ainda mais a marca em outros estados do Brasil. 
  
Qual mensagem você queria passar quando a LOUIE nasceu? 
Duas coisas: "estilo é pra todos" e ensinar o homem a escolher o sapato certo para o seu tipo de pé, ensinar sobre os modelos, diferenças de um bom sapato, falar sobre a construção dos calçados. Não precisa gastar uma fortuna em um sapato pra ter um design legal. 
 
Como é ser mulher e estar à frente de uma marca de sapatos masculinos? 
É incrível, me sinto muito orgulhosa disso. Sou a única mulher, no Brasil, que trabalha com calçados masculinos: diretora criativa, fundadora de uma marca. É um universo 100% masculino. Nunca foi um obstáculo, mas tive que impor muito respeito e mostrar minha capacidade, meu talento. O famoso "só acredito vendo!".
 

Lívia sobre a LOUIE:  

Como foi o processo de criação da LOUIE?
Nasceu. Sou extremamente prática, não teve um mega business plan, teoria etc. Vi essa necessidade no mercado, uma oportunidade junto à fábrica da minha família, fiz um planejamento muito simples - com meus objetivos (ser referência em calçados no Brasil). A LOUIE cresceu no boca a boca. Costumo dizer que vender produto bom, com qualidade é fácil. As pessoas gostam de dividir com as outras boas experiências, também conhecidas como bons "achados".
 
 
Como é o processo de produção dos produtos?
Tem muita pesquisa de mercado. Estudo, procuro, estou sempre em busca de informações. Viajo pelo menos 2 vezes por ano pra Europa. Procuro saber o que está sendo bem aceito no mercado. Não sigo a moda. Tenho um feeling muito bom pra enxergar tendências, mas sempre com o pé no clássico, no efêmero. Desenvolvo a coleção, crio todos os modelos e a fábrica produz. 
A LOUIE tem um grande diferencial: nossas coleções e modelos são exclusivos. Fazemos nossa própria coleção, nossos desenvolvimentos de sola, couro, forma, modelo e a colocamos em produção. Diferente de outras marcas no país que compram as coleções prontas das fábricas - que vendem para todo o mercado interno, que não são nada exclusivos e acabam tendo os mesmos sapatos pelo Brasil inteiro.
 
 
Qual a importância da criação de uma marca que preza pela qualidade e mão de obra honesta?
Qualidade  significa durabilidade, um ciclo de vida longo do produto, o que impacta diretamente para um ritmo de consumo muito menos acelerado. Quem tem um sapato LOUIE pode usá-lo por anos se cuidar direito. O design atemporal também é fundamental para isso. Uma mão de obra ética é fundamental para uma sociedade mais justa e saudável.  Ou seja, no fim das contas, trata-se de ter um impacto positivo para as pessoas.
 
  
Como você enxerga a moda em um mundo pós-pandemia?
A indústria da moda tem sérios problemas em sua cadeia produtiva - o caso Rana Plaza não nos deixa esquecer isso. É também uma indústria altamente poluente. Mas acredito que as coisas estão mudando faz um tempo. A pandemia, as mudanças climáticas, enfim as crises humanitárias tornaram o consumidor mais atento. A moda também reflete isso. Precisa estar mais consciente e autocrítica
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A Lívia passou por aqui e nos deixou um cupom de 10% de desconto para ser usado no site da LOUIE: AMIGODAORIBA. Aproveite! 

 
 
 

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